Aboio acessível: livros de graça da Aboio!

da Redação
Arte de divulgação do projeto Aboio Acessível.

Está no ar o projeto Aboio Acessível. A partir de hoje, a maior parte do catálogo da Aboio entrará no portal de forma vitalícia e gratuita. Clique aqui para ser redirecionado à página do projeto.


O PROJETO

Pra Aboio, liberar gratuitamente as versões digitais dos nossos livros é o equivalente virtual de doar livros para instituições educacionais, como bibliotecas comunitárias, ONGs e projetos diversos em outros ambientes (desde escolas até cárceres). Se fazemos questão de doar exemplares físicos para esses lugares, por que não também pela Internet?

Esta primeira parte nos parece clara. Mas, agora, e a segunda?

Pode parecer um tanto contraintuitivo que liberar gratuitamente os livros ajude a conscientizar sobre os custos envolvidos na produção literária. Afinal, como dar livros de graça explicitaria o valor de trabalho envolvido na obra?

Bem, nos últimos meses nós pincelamos alguns valores da Aboio nas nossas redes, em palestras e também nesta Carta Aberta. No caso da Aboio Acessívelo ideal mais importante é a crença de que o futuro do mercado de literatura (mais do que do livro em si) está no impresso. Principalmente das obras que editamos, a saber, literatura contemporânea com pitadas de experimentação.

Aboio Acessível, além de uma ação democrática, também é uma aposta num outro modelo editorial, em que a editora promove pontes diretas com o público, buscando desmistificar a realidade literária do país.

Porque até a gente, antes de se tornar editora, não saberia dizer quanto autoras e tradutoras recebem em direito autoral. Ou quanto uma livraria recebe ao vender um livro. Ou, mais importante, a discrepância entre o arrecadado em livros físicos e eBooks.

É contraintuitivo, mas, ao que nossos estudos indicam, liberar os livros gratuitamente na Internet, incentivando a compra de exemplares físicos, quando possível, é economicamente mais vantajoso do que criar uma barreira monetária por um exemplar digital da obra.

Em outras palavras, liberar nosso material de maneira gratuita seria uma forma de atrair leitores. E os leitores, ao lerem nossa carta no início das versões digitais, terão um pouco mais de consciência da cadeia produtiva do livro e, esperamos, guardarão um dinheirinho pra comprar, quando puderem, um dos poucos primeiros exemplares nesse nosso começo de editora.

Porque reiterar nunca faz mal: Aboio Acessível é uma aposta por um novo modelo editorial. Um modelo pautado numa visão moderna, democrática e consciente de consumo.


NOVA COLUNA

Liberar os livros gratuitamente é só o primeiro passo. Nos próximos meses, eu, Leopoldo Cavalcante, irei assinar uma coluna gratuita aqui na Newsletter da Aboio, destrinchando várias estratégias e princípios editoriais que norteiam a Aboio.

Alguns pontos vão ser mais gerais, outros mais específicos. Com o máximo de transparência possível, escreverei sobre técnicas de comunicação digital usadas na Aboio, formas de abordar público, hibridismos no modelo editorial do século XXI, números reais do mercado e algumas ruminações sobre projetos inovadores no mundo literário.

No final do dia, espero que essa coluna sirva tanto para conscientizar leitoras e leitores da situação atual da literatura brasileira quanto fornecer ferramentas para editoras e artistas independentes que lutam diariamente por dignidade nesse mercado.

Porque o canto conjunto da Aboio está aqui para ajudar na construção de um futuro em que a bibliodiversidade consiga furar o máximo de bolhas possíveis.

Ah, e para ser mais eficiente nessa troca, já te convido a sugerir um assunto. Qual segredo do mercado editorial você quer saber? Ou algum detalhe aqui da Aboio que você quer entender o pensamento por trás? Só pedir.

Se você ainda não se inscreveu na nossa newsletter, clica aqui e adiciona seu e-mail para receber nossas novidades!

Por fim, mesmo que o livro eventualmente se torne gratuito, reforçamos que, sempre que possível, você considere comprar os exemplares físicos.

Desta forma, a gente consegue pagar pelo nosso canto, estendê-lo, e trazer várias novas obras pra vocês!

Você pode comprar através da nossa loja. E, se tiver algum problema com nosso site: pede pra sua livraria favorita entrar em contato com a gente; ou dá uma olhada no nosso catálogo pela Amazon!

Forte abraço,

Leopoldo Cavalcante
Editor


CLUBE ABOIO

Para possibilitar uma colaboração que não pese o bolso de ninguém e permita o crescimento do nosso portal e editora, lançamos recompensas para apoios a partir de R$ 5.

Você pode conhecer mais sobre o projeto clicando aqui!

Pra apoiar é super rápido e fácil, basta clicar em Assinar esse projeto” no link do Catarse (clicando aqui você será redirecionado para a página) e escolher uma de suas recompensas.

Se você tiver qualquer dúvida, pode comentar aqui embaixo, ou entrar em contato com a gente pelo Instagram, pelo Telegram ou respondendo esse e-mail!

Até a próxima,

Equipe Editorial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

faz um PIX!

Caso dê erro na leitura do QRCode, nossa chave PIX é editora@aboio.com.br

Comprando durante a pré-venda, você garante o livro com 10% de desconto e ainda leva o nome impresso nele! Clique aqui e saiba mais.

faz um PIX!

Caso dê erro na leitura do QRCode, nossa chave PIX é editora@aboio.com.br

Comprando durante a pré-venda, você garante o livro com 10% de desconto e ainda leva o nome impresso nele! Clique aqui e saiba mais.

DIAS :
HORAS :
MINUTOS :
SEGUNDOS

— pré-venda no ar! —

Literatura nórdica
10% Off

Shopping cart close