Faça parte desse Aboio!

da Redação
Arte escrita "Clube de Assinatura Aboio" para divulgar nosso programa de assinatura mensal

Quer ver teu nome no nossos livros? E quer divulgar seu trabalho na nossa lista de apoios?

Está no ar o Clube de Assinatura da Aboio, com recompensas começando em R$ 5, para não pesar no bolso de ninguém!

Clicando aqui ou na imagem abaixo, você será redirecionado para a página da assinatura no Catarse.

Confere abaixo mais sobre o projeto e vem cantar com a Aboio um novo cenário da literatura independente no Brasil!


Sobre a Aboio

Em março de 2020, a Aboio nasceu da paixão por literatura.

Feita por profissionais de diversas áreas, desde acadêmicos até comunicadores, temos como missão ampliar o canto das múltiplas vozes que tecem o contemporâneo em língua portuguesa.

Nesses últimos anos, publicamos mais de 300 pessoas. De poetas a tradutores, passando por romancistas e críticas literárias, a Aboio se tornou morada para estreantes na cena e também para laureados dos mais importantes prêmios da nossa literatura.

Sem título - Leopoldo Cavalcante

Sem nunca cobrar por nada, trabalhamos com zelo e dedicação para construir uma estrutura que alcance novas e novos leitores, sempre respeitando a integridade do texto e furando o máximo possível de bolhas.

Hoje, a Aboio se orgulha de ter uma base de apoio fiel e de agregar ao menos uma pessoa representando cada estado do Brasil – e algumas artistas estrangeiras. Do Espírito Santo ao Acre. De Roraima a São Paulo. Do Ceará ao Rio Grande do Sul. De Berlim a Buenos Aires. É de uma miríade de sotaques que se tece esse Aboio.

Arte com caneca e ecobag, brindes que a Aboio produziu nos últimos meses

Quem paga a Aboio?

Sem financiador por trás, a Aboio sempre dependeu do dinheiro que sobrava no fim do mês da equipe editorial. De dia, trabalhávamos em redações de jornais, empresas de marketing digital, freelando vídeos institucionais ou dando aulas.

Desde o início tiramos do nosso próprio bolso os valores pra hospedagem do site, extensões do portal, programação de web, mídias pagas em redes sociais, softwares para criar as artes de divulgação, fotografias originais para ilustrar as postagens etc.

Por anos, foi no contraturno que trabalhamos na expansão da Aboio, buscando dar a mesma atenção tanto para quem já estava com a gente desde o início quanto para quem acabava de chegar.


Por que agora?

No último trimestre de 2022, com a criação da Editora Aboio, passamos a dedicar mais tempo e energia à AboioO resultado dessa dedicação é ao mesmo tempo animador e preocupante.

Nos últimos meses, vimos um aumento constante de 10% nos acessos únicos ao portal e 15% no número de seguidores no Instagram. Como acreditamos num crescimento lento e estável, pautado no nosso engajamento com a Comunidade Aboio, esses números são bem maiores do que esperávamos.

Além de uma demanda crescente para publicar com a gente (o que significa mais textos para avaliar e uma frequência maior de postagens), uma expansão envolve cobranças técnicas que são custosas. Principalmente de hospedagem.

Até o momento, conseguimos manter o site na opção mais barata do nosso fornecedor. Muito em breve, se o crescimento continuar neste patamar, teremos que mudar o plano de hospedagem para segurar o tráfego e gastar mais com a segurança do site.

Uma assinatura também nos permitirá levar adiante o plano de disponibilizar gratuitamente versões digitais dos nossos livros*. Não acreditamos no modelo de comercialização de eBooks. Nascemos divulgando literatura gratuitamente pela Internet. Não faria sentido levar a Editora Aboio num caminho contrário.


Tripé Aboio-Artista-Leitora

A opção por um financiamento através de assinatura nos parece oportuna também por outro motivo: a nossa crença no tripé aboio-artista-leitora.

Mesmo que a equipe editorial da Aboio discuta exaustivamente com a autora ou o autor detalhes do texto, é quase sempre uma leitora ou um leitor quem aponta um caminho inesperado. Por isso achamos essencial colocar nas edições físicas dos nossos livros o nome de todo mundo que apoia o trabalho que fazemos.

Enquanto Portal e Editora, nos motiva as interpretações sobre o que publicamos. A leitora ou o leitor, mais do que alguém que consome, é uma camada inédita de inquietação. Acreditamos que toda obra carrega em si a semente de uma nova visão.

Nos últimos meses, a inclusão das pessoas nas obras físicas era limitada pela duração da pré-venda de cada novo livro. Conversando com a Comunidade Aboio, recebemos dezenas de relatos falando sobre dificuldades econômicas que impediam a compra da obra naquele momento específico. Mas quase sempre ouvimos que elas iriam adquirir um exemplar assim que a maré estabilizasse.

Pensando nisso, a assinatura da Aboio começa com o valor de R$ 5 e já garante o nome em qualquer lançamento que ocorra nos próximos três meses, mesmo que a pessoa cancele o apoio. Assim, damos visibilidade, mesmo não estando no melhor momento econômico, a quem enriquece a Aboio com uma leitura atenta!


Como tudo que fazemos, esse modelo de assinatura também está aberto para discussão. Nesse momento, oferecemos as recompensas que, pelas nossas conversas com entusiastas da Aboio, fazem sentido econômico e operacional. Em outras palavras: são mimos que temos como custear e levar adiante sem maiores gastos.

No futuro, gostaríamos de oferecer maisEncontros exclusivos com artistas, cursos para assinantes, newsletter temática, sorteio de edições exclusivas etc.

Mas sem colocar a carroça na frente dos bois. Afinal, para consolidar o futuro precisamos garantir o presente.


Agradecemos pela atenção!

Como sempre, nunca esquecer:

Pretendemos disponibilizar os livros 3 meses depois do lançamento das edições físicas. Na Carta Aberta de dezembro de 2022 escrevemos que qualquer pessoa deve poder ler na íntegra um livro online, porque é a versão impressa que paga as contas de todo mundo envolvido. E são muitas pessoas. Fazer livro no Brasil é caro. Por isso, pedimos 3 meses. Assim temos a segurança de que o livro físico rodou o suficiente para termos recuperado pelo menos parte do dinheiro investido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

faz um PIX!

Caso dê erro na leitura do QRCode, nossa chave PIX é editora@aboio.com.br

Comprando durante a pré-venda, você garante o livro com 10% de desconto e ainda leva o nome impresso nele! Clique aqui e saiba mais.

faz um PIX!

Caso dê erro na leitura do QRCode, nossa chave PIX é editora@aboio.com.br

Comprando durante a pré-venda, você garante o livro com 10% de desconto e ainda leva o nome impresso nele! Clique aqui e saiba mais.

DIAS :
HORAS :
MINUTOS :
SEGUNDOS

— pré-venda no ar! —

Literatura nórdica
10% Off

Shopping cart close