• 0

    Frete grátis a partir de R$ 110

Grosswords

por Marcelo Gross e Paulo Miklos
Foto de Marcelo Gross por Luiza Castro, capa de "Grosswords".

Marcelo Gross começou sua carreira como baterista e acompanhou Júpiter Maçã durante a turnê do clássico A sétima efervescência, além de participar das gravações de Plastic Soda. Em 1999 foi um dos fundadores da Cachorro Grande, com que lançou oito álbuns de estúdio, sendo o principal letrista. Sua carreira solo é composta por mais quatro discos: Use o Assento para Flutuar (2013), Chumbo & Pluma (2017), Tempo Louco (2021) e Exilado (2024). Em 2024, gravou ao vivo no Tetatro de Câmara Túlio Piva, em Porto Alegre, a coletânea Grossroads, uma seleção de todo seu trabalho.

Paulo Roberto de Souza Miklos é um músico, ator e apresentador de televisão e ex-vocalista da banda de rock Titãs. Em 2001 iniciou a carreira de ator. Em 2011, iniciou a carreira de apresentador de televisão, apresentando o Paulo Miklos Show na Mix TV, entre 2012 e 2013.


Liberdade sempre explosiva!

Estou querendo puxar pela memória e começar contando como conheci o Marcelo. Não sou muito bom em guardar esses momentos. São muitos os eventos, muitos shows, tantos encontros, sempre tão animados, quando estamos na estrada! E estamos sempre na estrada. Mas uma coisa está bem viva na minha lembrança: a banda Cachorro Grande e sua fama na cidade de Porto Alegre. Logo que ouvi falar deles, quis conhecê-los. As pessoas me falavam deles com orgulho (coisa que eu admiro mais do que tudo nos gaúchos), e com admiração. Quase com temor. Sim! Eles eram a expressão do espírito rock na cidade. E me diziam: você precisa conhecer essa banda! E assim foi. Sempre que passei por Porto Alegre, nós estivemos juntos. Nos encontramos em São Paulo também, algumas vezes, quando eles tinham seu QG na rua Augusta. Mas a primeira vez, vamos lá. Eu acho que foi numa festa na casa de alguém da banda, será que era sua casa, Gross? Foi uma noite insana! Muita agitação. Gente interessante, conversas, muita música e dança. Do jeito que a gente gosta. Sou um privilegiado por ter testemunhado shows da Cachorro Grande! E realizado por ter gravado com eles no disco Acústico Bandas Gaúchas uma canção que está aqui neste livro. Temos história juntos. Ainda recentemente, participei do show do Marcelo e convidados, no Bar Opinião, numa noite épica, que reuniu alguns dos principais nomes da cena do rock da cidade! Conto isso tudo porque as canções que você agora tem nas mãos, são obra de um cara que representa sua geração. São o sentimento mais puro e elevado da nossa experiência de vida: liberdade sempre explosiva! Busca da felicidade, desencontros, amores e desejos. Os temas são muitos. Mas a amizade está na raiz de tudo. É assim quando a gente vive em grupo. Os personagens dessas canções somos nós, felizes, celebrando, ou perdidos, nos buscando. Somos nós e aqueles que amamos. As perdas, o luto. Os sentimentos mais complexos. Está tudo aqui.

Uma rocksong não precisa responder todas as perguntas. O ritmo, o canto, a dança, são a resposta!

O Gross é um compositor sofisticado quando se trata de questionamentos, humor e ironia. Toda a irreverência do rock está presente aqui. É claro que o fato dele ser um exímio guitarrista, tem tudo a ver com a potência das canções que ele cria. Ao longo do tempo, ele só fez apurar seu exercício poético musical. Este livro contém cem letras! É uma oportunidade rara de revelar, em perspectiva, o trabalho do compositor através dos anos. É um livro para se ler e ouvir. Em alto e bom som! E as letras estão dispostas em seus respectivos discos. É muito fácil encontrar as músicas nas plataformas digitais e viver a imersão completa. Mas este livro tem vida própria. Você pode cantar com ele, se quiser. Ou só mergulhar na poesia! Será que ela se distanciou do ritmo, das melodias e da distorção? Eu sinto que não. Este livro está pulsando e gritando! “As próximas horas serão muito boas”. 

Boa leitura!

Paulo Miklos


Você acabou de ler a apresentação de Grosswords (Aboio, 2024), de Marcelo Gross. Gostou do que leu? Adquira-o clicando aqui.

Mais sobre a obra

Marcelo Gross é um nome indiscutível na lista das grandes figuras do rock brasileiro. Letrista, guitarrista e cantor, altamente influenciado por Beatles e Stones, com o olhar no cancioneiro nacional e um pé no blues, uma combinação arrebatadora.

Pela primeira vez o artista reúne todas as suas composições em um único lugar. Grosswords é umaviagem por mais de duas décadas de seu trabalho, num passeio que começa com a fundação da banda Cachorro Grande até seu último álbum solo: Exilado. Além disso, o livro contém quatro letras inéditas.

Apreseentado por Paulo Miklos e organizado pelo jornalista Saulo Marino, este compilado celebra um dos acordes mais marcantes do rock gaúcho, que estourou em todo o Brasil.

Leave Your Comment

faz um PIX!

Caso dê erro na leitura do QRCode, nossa chave PIX é editora@aboio.com.br

DIAS :
HORAS :
MINUTOS :
SEGUNDOS

— pré-venda no ar! —

Literatura nórdica
10% Off