Abeto

Publicações em ciências humanas e sociais em busca da democratização do conhecimento

Logo Abeto traço grosso
Logo Abeto traço grosso

Quem somos

A Abeto foi fundada em 2024, por André Balbo e Leopoldo Cavalcante, como o selo de não-ficção do grupo Aboio.

O nome – designação popular de várias espécies do gênero Abies – evoca uma simbologia profusa associada a esse tipo de árvore em diferentes mitos e culturas: força, constância, ciclo da vida, renovação. 

De porte cônico, com ramos dispostos regularmente ao longo do tronco, e folhas perenes inseridas em espiral, os abetos idealizam nossa perspectiva: uma linha editorial formada por diversos ramos das ciências humanas e sociais, culminando em disciplinas em constante movimento e evolução.

Esse simbolismo, muito longe de ser um adorno, prenuncia nossa missão: publicar livros que estimulem o pensamento crítico em torno de temas e debates de grande impacto no presente e no futuro da humanidade.

Primeiros títulos da Abeto

Um bilhão de vozes
David Moser

Inteligência artificial e saúde
Daniel A. Dourado

História Urbana e Imobiliária de Fortaleza*
Lira Neto e
Cláudia Albuquerque

* Livro originalmente lançado em 2014 e fora de circulação

O que queremos

Temos o objetivo de publicar ensaios e trabalhos acadêmicos não apenas de nomes consagrados, no Brasil e no mundo, mas também de jovens pensadores e pesquisadores com projetos emergentes e em busca de uma editora. Interessados por análises robustas e confronto de ideias, opiniões e epistemologias, valorizamos autores com diferentes formações acadêmicas, sociais e culturais.

Somos guiados por conceitos, valores e ideais, mas temos um objetivo muito concreto: criar pontes entre o mercado editorial e as universidades e instituições de ensino, públicas e privadas, a fim de favorecer a democratização do conhecimento e a formação intelectual dos leitores.

Tudo isso, é claro, a partir de uma produção editorial baseada em excelência – textual, visual e gráfica – e inovação, característica que singulariza todos os projetos e iniciativas do grupo Aboio desde 2020.

Conselho Editorial

Alamiro Velludo Salvador Netto

Professor Titular do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Pós-Graduado em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha). Pesquisador visitante na Universidade de Salamanca (Espanha), na Universidade de Bolonha (Itália), na Universidade Pompeu Fabra (Espanha) e na Universidade de Lisboa (Portugal). Ex-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça (CNPCP/MJ). Ex-Presidente da Comissão de Direito Penal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo (OAB-SP). Advogado criminalista.

Betina Grupenmacher

Advogada, professora e autora, Betina Grupenmacher atua no contexto administrativo e judicial, objetivando o acompanhamento das tendências dos tribunais em relação às matérias objeto de contestação, nas áreas Tributária, Administrativa, Empresarial e Civil. É fundadora do escritório Treiger Grupenmacher Advogados Associados, com sede em Curitiba, no Paraná, e vice-coordenadora da Comissão de Tributação da Associação Comercial do Paraná (ACP). Betina trabalhou por 12 anos como advogada na Assembléia Legislativa do Paraná e por muitos anos atuou voluntariamente no Conselho de Contribuintes do Município de Curitiba (CCM/CTBA). Autora de uma vasta produção bibliográfica em Direito Tributário e de diversos artigos, trabalhos e produções técnicas, escreveu os livros “Eficácia e aplicabilidade das limitações constitucionais ao poder de tributar” e “Tratados internacionais em matérias tributárias e ordem interna”.

Cristhiano Aguiar

Professor do programa de Pós-Graduação em Letras Stricto Sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor do curso de Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Teoria da Literatura pelo programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em 2012, foi pesquisador visitante no departamento de Spanish and Portuguese da University of California, Berkeley, através de uma bolsa de doutorado-sanduíche CAPES. Em 2013, participou como escritor-residente do British Centre for Literary Translation, na University of East Anglia, em 2013. Atualmente, é membro da Comissão para Promoção de Conteúdos em Língua Portuguesa (Câmara Brasileira do Livro) . Em 2017, publicou o livro "Narrativas e espaços ficcionais: uma introdução" (Editora Mackenzie) e em 2018 o livro de contos "Na outra margem, o Leviatã" (Editora Lote 42). É um dos editores-chefe da revista Cadernos de Pós-Graduação em Letras (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Em 2022, publicou o livro de contos Gótico Nordestino (Alfaguara/Companhia das Letras), vencedor, no mesmo ano, do Prêmio Clarice Lispector de melhor livro de contos de 2022 (Fundação Biblioteca Nacional). Gótico Nordestino foi um dos destaques do ano de 2022 segundo os jornais Estado de São Paulo, O Globo e considerado melhor livro de contos de 2022 pela Revista literária Bula. Em 2023, Aguiar realizou pesquisas de pós-doutorado no departamento de Spanish and Portuguese da Princeton University.

Denise Lucena Cavalcante

Pós-Doutorado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa – Portugal (2012). Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Mestre em Direito pela UFC (1993). Especialização em Direito Tributário Internacional – Universidade de Salamanca/Espanha (2001). Especialização em Direito Tributário Internacional – Universidade Austral/Argentina (2004). Líder do Grupo de Pesquisa Tributação Ambiental ? CNPq. Ex-Coordenadora da Pós-Graduação em Direito da UFC (2003-2007). Coordenadora Acadêmica da Especialização em Direito Tributário do Instituto Brasileiro de Direito Tributário em Fortaleza (IBET). Procuradora da Fazenda Nacional – Categoria Especial. Recebeu a medalha Advogado Professor Padrão – OAB – 2011. Conselheira da ABDF. Autora de livros e artigos em Direito Tributário e Financeiro. Palestrante em eventos nacionais e internacionais.

Luana Saturnino Tvardovskas

Doutora em História Cultural pela UNICAMP, Campinas-SP, onde também se graduou e realizou seu mestrado, sob orientação da Dra. Margareth Rago. Realizou entre 2014 e 2016 a pesquisa de pós-doutorado "Narrativas avessas: A história do Brasil na arte contemporânea de mulheres" (FAPESP; IFCH, Unicamp). É autora de "Dramatização dos corpos: arte contemporânea e crítica feminista no Brasil e na Argentina" (São Paulo, Intermeios, 2015), da dissertação "Figurações feministas na arte contemporânea: Márcia X., Fernanda Magalhães e Rosângela Rennó", além de capítulos de livros e artigos discutindo a produção de mulheres artistas, teorias feministas e a constituição de subjetividades. Tem experiência na área de História contemporânea do Brasil e Argentina, com ênfase em estudos culturais e arte, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, gênero, arte contemporânea, feminismo, subjetividade e relações de poder. Atualmente, é Professora Doutora do Departamento de História da Unicamp.

Luis Felipe Abreu

Doutor em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisador colaborador, em estágio-sanduíche, no Programa de Pós-Graduação em Letras, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Integrante do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC). Tem experiência nas áreas de Teoria da Comunicação, Teoria da Literatura, Semiótica e Cinema. 

Paulo Caliendo

Graduado e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) - Estágio de Doutoramento na Ludwig-Maximilians Universität em Munique (Alemanha) (2001). Participou do Program of Instruction for Lawyers da Harvard Law School (2001). Professor Visitante na Universidade de Münster, Alemanha (2013) e Salamanca (2015). Árbitro da Lista brasileira do Sistema de Controvérsias do Mercosul. Atualmente é professor permanente no Doutorado e Mestrado do PPGD da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica do Direito Tributário, Direitos Fundamentais do Contribuinte, direito tributário internacional e comércio internacional.

Priscila Vieira

Professora do Departamento de do Programa de Pós-graduação de História na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua nas especialidades de Teoria da História e História Contemporânea.

Ricardo Oriá

Ricardo Oriá é Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e pós-doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Consultor Legislativo da área de educação, cultura e desporto da Câmara dos Deputados. É autor de artigos sobre patrimônio cultural e museus e do livro O Brasil contado às crianças: Viriato Corrêa e a literatura escolar brasileira (E. Annablume, 2011).

Buscamos trabalhos nas mais diversas áreas do conhecimento

Temos o objetivo de publicar ensaios e trabalhos acadêmicos não apenas de nomes consagrados, no Brasil e no mundo, mas também de jovens pensadores e pesquisadores com projetos emergentes e em busca de uma editora. Interessados por análises robustas e confronto de ideias, opiniões e epistemologias, valorizamos autores com diferentes formações acadêmicas, sociais e culturais.

A Abeto tem uma chamada recorrente de trabalhos originais. Para participar, preencha nosso formulário: https://forms.gle/Erm8AHXULFPmAeJn9.

Para informações, acesse o FAQ.

O prazo de divulgação de originais selecionados é de 45 a 60 dias.

Devido ao grande volume de originais recebidos, infelizmente não podemos nos comprometer com devolutivas para autores não selecionados.

Caso seja selecionado(a), entraremos em contato através do email cachalote@cachalote.net!

DIAS :
HORAS :
MINUTOS :
SEGUNDOS

— pré-venda no ar! —

Literatura nórdica
10% Off