Chamada aberta para a primeira edição física da revista Aboio.

1º Edição da Revista Aboio

Está aberta a chamada para a 1º edição física da Revista Aboio. Para saber mais sobre categorias específicas, fizemos um sumário interativo. Para pular pra parte que te interessa é só clicar no hiperlink:

SOBRE A 1º EDIÇÃO FÍSICA
CONTEÚDO
PARA ENVIAR
SOBRE O TAMANHO DAS OBRAS ESCRITAS
SOBRE O FORMATO DAS ARTES VISUAIS
IMPORTANTE


SOBRE A 1º EDIÇÃO FÍSICA

A voz é uma impressão única produzida pelo corpo. Não se escapa da própria voz. É ela que revela o que temos de mais verdadeiro e oculto. Limiar entre a matéria e o espírito, é nossa ponte entre a carne e a linguagem.

Antes de morrer, Italo Calvino trabalhava num livro sobre os cinco sentidos. No conto dedicado à audição, “Um rei à escuta”, Calvino narra a angústia e a paranoia de um rei que se arrasta pelo palácio tentando ouvir conspirações por trás das paredes. Ele então escuta uma voz. Uma voz familiar. Uma voz que é a própria materialização de uma pessoa, “a vibração de uma garganta de carne”.

Passados mais de dois anos reverberando virtualmente textos em língua portuguesa, o canto torto da Aboio fareja novas carnes pra cortar. “Uma voz significa isso: existe uma pessoa viva, garganta, tórax, sentimentos, que pressiona no ar essa voz diferente de todas as outras vozes”, fala o narrador de Calvino. Para isso, convocamos todas as vibrações dessa comunidade, os tóraxes, as gargantas, os sentimentos e as diferenças; convocamos todas para a primeira edição impressa da revista!


CONTEÚDO

A partir de hoje, 15 de agosto, e terminando no dia 30 de setembro de 2022, às 23h59, receberemos textos originais e inéditos sobre o tema “Voz”.

Para essa primeira edição, trabalharemos com seções de ProsaPoesiaEnsaioCrítica, Fotografia e outras formas de Artes Visuais.

Em respeito ao profissionalismo na relação editorial, mesmo no meio independente, nós da Aboio nos comprometemos com a remuneração em dinheiro* das selecionadas e com a entrega de 2 exemplares da revista.


PARA ENVIAR

Para chamada física, só serão aceitas obras enviadas para o e-mail original@aboio.com.br.

No título do e-mail, coloque “ABOIO FÍSICA”o estilo da obra (Prosa, poesia, ensaio, ilustração, fotografia etc.) e um pseudônimo pra autora. Exemplo: ABOIO FÍSICA / PROSA / ELENA FERRANTE

No corpo do e-mail, coloque o pseudônimoo nome da autorao ano de nascimentoa naturalidade e uma minibiografia de até 5 linhas.

Obras escritas deverão vir em anexo em .doc, .docx ou .pdf, conforme a preferência da autora.

Obras visuais podem vir em anexo ou por pastas compartilhadas do Google Drive ou similar.

Siga as informações a seguir para os detalhes de formatação.


SOBRE O TAMANHO DAS OBRAS ESCRITAS

Nosso padrão para todo tipo de texto é:

– Times New Roman ou Arial tamanho 12;
– Espaçamento 1,5;
 Estilo normal, na cor preta;
 Alinhamento justificado.

Mas:

– Serão aceitas formatações fora desta especificação caso a formatação visual faça parte da composição artística da obra.

Dito isto, consideramos:

  • Prosa como contos, novelas ou fragmentos de romance a partir de 2 páginas e máximo de 25 páginas;
  • Poesia como coletânea de poemas (frases, fragmentos etc.) de até 7 páginas.
  • Críticas como reflexões sobre obras que dialoguem com o tema desta edição em até 3 páginas.
  • Ensaio como texto híbrido e preferencialmente fora dos padrões acadêmicos a partir de 5 páginas com limite de 25 páginas;

Caso tua obra não se adeque nesses padrões e tamanhos, manda um e-mail. Somos muito flexíveis.


SOBRE O FORMATO DAS ARTES VISUAIS

Só aceitaremos arquivos nos formatos .jpg ou .tif, em resolução de 300dpi, ou mínimo de 2MB.

Para esta primeira edição, receberemos trabalhos de fotografia, pintura, ilustração, gravura, colagem e desenhos. Pedimos que cada artista envie até 5 obras no formato supracitado.

Não há garantia de que todas as imagens enviadas serão utilizadas.

Opcional: Aconselhamos que obras visuais sejam compartilhadas por pasta editável do Google Drive com o e-mail original@aboio.com.br.


IMPORTANTE

Lembramos que todo material enviado será submetido ao julgamento dos editores e associados. Essa curadoria serve para nos ajudar a consolidar nossa linha editorial.

Todos os custos serão da Aboio (desde a revisão até a impressão);

Reforçamos que para edição impressa nós trabalharemos com modelo de duplo-cego. Qualquer identificação no corpo do texto, no título do PDF ou nas artes visuais compartilhadas (incluindo assinatura na obra) resultará em eliminação.

Obras enviadas sem respeitar as especificações serão desconsideradas no processo de análise e curadoria.

Nosso prazo é de 24h para confirmar o recebimento do material. Caso não receba nenhum retorno, por favor priorize reenviar o conteúdo por e-mail. Se achar que tuas obras foram pro nosso Spam, entre em contato pelas nossas redes sociais (de preferência por Instagram e por meio de um outro perfil que não seja o seu pessoal).

Pela grande quantidade de textos recebidos, não respondemos individualmente em caso de negativa.

 O resultado da chamada aberta para publicação na primeira edição da Aboio será divulgado até o dia 10 de outubro de 2022, podendo ser antecipado.

Qualquer dúvida adicional, fique à vontade para entrar em contato por aboio@aboio.com.br com o assunto “DÚVIDA ABOIO IMPRESSA” ou por nossas redes sociais.

Para efeitos de divulgação e comunicação de projetos futuros, nós da Aboio nos reservamos o direito de adicionar os e-mails das interessadas em publicar nessa edição impressa no nosso mailing de comunicados.

Aboio agradece a atenção e está ansiosa para divulgar seu trabalho.

Equipe editorial

Os valores serão calculados em relação ao que for arrecadado na pré-venda da revista.