3 colagens de Vedson

3 colagens de Vedson

por Natan Schäfer

24 de setembro de 2024

[@portabletext/react] Unknown block type "image", specify a component for it in the `components.types` prop
[@portabletext/react] Unknown block type "image", specify a component for it in the `components.types` prop
[@portabletext/react] Unknown block type "image", specify a component for it in the `components.types` prop

Nota do autor:

Olá, meu nome é Vedson, tenho 26 anos, estudo química industrial e sou o criador de conteúdo do Li e Falei. O perfil tem como premissa compartilhar leituras de obras clássicas e que pouco são divulgadas por outros canais literários.

Criei o perfil em dezembro de 2017, mas à princípio era mais para ser uma conta pessoal. Porém, conforme ia compartilhando algumas leituras e os meus amigos me perguntarem sobre o que eu achava dos livros lidos ou pedir indicações de outros, acabei transformando algo pessoal no que pode ser visto hoje nos meus posts.

Uma coisa curiosa é que antes de “Li e Falei” alguns nomes foram cotados, como por exemplo: “livrosdodino”; “oleitor”; “leiturasdodino”. Mas como a maioria dos perfis têm esse segmento de nomes, achei que “liefalei” fosse mais original e diferente do que há no instagram atualmente.

A proposta estética do perfil também passou por algumas transformações, pois tive que me descobrir dentro da infinidade de propostas visuais do nosso nicho. Acredito que o teor estético de hoje seja algo que identifique o perfil, sendo a sua assinatura.

As artes tentam caracterizar as obras lidas e propor a quem lê os meus textos um pouco do que a obra quer trazer e ambientar. Essa estratégia de composição rende ao perfil conquistas bacanas como a de ser exposto na Aboio Revista, por exemplo. O processo criativo consiste em recortes e colagens e sua posterior reciclagem em quadros, estampas de ecobags e afins.

Vedson é de Maceio. Suas colagens normalmente adornam suas resenhas literárias no Instagram Li e Falei (https://www.instagram.com/liefalei/).

Natan Schäfer (Ibirama, 1991) é mestre em estudos literários pela Universidade Federal do Paraná e pela Université Lumière Lyon 2. Foi professor do curso de Bacharelado em Artes Visuais da UNESPAR, membro da Psychoanalytische Bibliothek Berlin e tradutor convidado nas residências Looren América Latina (Suíça) e Résidence Passa Porta (Bélgica). É autor de Taquaras (Contravento Editorial, 2022) e tradutor de, dentre outros, Por uma insubmissão poética (Sobinfluência, 2022) e La promenade de Vénus (Venus D’Ailleurs, 2022). Atualmente é responsável pela Contravento Editorial, também assinando a coluna "A Fresta" na página da editora Aboio. Além disso, dá a ver em desenhos, pinturas, escritos e fotografias algo da poesia que lhe atravessa.