Almanaque

Edição e preparação de texto

Edição e preparação de texto

Diferenças entre edição literária e preparação de texto, com foco na integridade do estilo e na regularização linguística.

Atualizado em 12/06/2025

Tipos de intervenções editoriais sobre o texto original#

A Cachalote diferencia, na teoria e na prática, dois tipos de intervenção editorial sobre os textos: a edição e a preparação. Esses processos podem ocorrer de forma sequencial ou simultânea, conforme as necessidades do original.

Edição de texto (line editing)#

Abordagem: artística e analítica

A edição (“linha a linha”) envolve intervenções de ordem estrutural, estilística e estética, considerando o gênero e as características específicas do original. Aqui, o foco é aprimorar elementos como ritmo, escolhas lexicais, construção de voz e consistência narrativa (ou poética).

Na Cachalote, a edição não busca padronizar estilos, nem eliminar ambiguidades e estranhamentos, quando esses são recursos estéticos conscientes do(a) autor(a). O papel do editor é trabalhar dentro da moldura proposta pelo texto, favorecendo sua potência expressiva.

Nossa equipe é formada por profissionais com ampla experiência no campo literário, que já trabalharam com autores de diferentes estilos e trajetórias. Esse conhecimento permite que cada intervenção seja feita com precisão, sempre em sintonia com a identidade e o propósito do texto. Fazemos, por assim dizer, uma autêntica edição literária.

Preparação de texto (copyediting)#

Abordagem: técnica e normativa

A preparação trata da regularização linguística, ortográfica e gramatical do texto, alinhando-o às normas da língua (ou à variante adotada), sem comprometer escolhas estilísticas.

Se a edição cuida das sementes do estilo, a preparação faz a poda – ajustando erros, inconsistências, problemas de padronização e elementos que prejudiquem a clareza formal. Aqui, conceitos como certo e errado operam de forma objetiva, ainda que adaptados às particularidades de cada texto.